Santarém - Pará, 11/12/2019 , 09:07:06 - Bom dia
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

Transporte público vai melhorar com catraca?
19/8/13

Transporte público vai melhorar com catraca?

De vez em quando chega ao público uma notícia de algo que parece um avanço na convivência humana de uma cidade ou região. Mas, na realidade é como aquela antiga propaganda que dizia –parece, mas não é. Desta vez, chega a informação de que as catracas nos ônibus da cidade são hoje prioridade para os empresários.

Isto porque a catraca dentro do ônibus é mais prática e eficiente, dizem eles. Tudo indica que essa conclusão dos empresários tem o apoio da prefeitura. Os argumentos deles convenceram a secretária municipal. Será que qualquer grupo de usuários foi consultado? Será que a Famcos, Unecos e a União dos Estudantes de Santarém,, também concordam que a catraca facilita a vida dos usuários.

E quanto ao preço da tarifa de ônibus, atende os interesses dos usuários também? Em várias cidades do país, com a pressão do povo nas ruas, a tarifa foi baixada e para estudante chegou até a passe livre. E em Santarém foram milhares de pessoas às ruas e uma das reivindicações era a meia passagem de estudantes congelada. Está funcionando assim? Mais, há outro fator que a Secretaria de Mobilidade e Transporte não pode fechar os olhos pelo bem da saúde da população. É a questão da fumaça expelida pelo cano de escape dos ônibus.

Não podem mais continuar circulando pelas ruas ônibus sem controle de suas máquinas. Transporte coletivo que expele fumaça, ou está sem manutenção, ou está ultrapassado e deve sair de circulação. Não é possível onibus desregulados continuarem circulando, mesmo que as ruas não sejam asfaltadas.

É uma questão de proteção à saúde humana e do ambiente. Será que a secretaria tem consciência disso? Vai tomar uma decisão, ou vai ficar satisfeita com as catracas? Segundo ela própria disse, apenas 30 por cento dos transportes circulantes estão em condição técnica. Os outros serão desativados e novos deverão chegar, mas não foi dado prazo e nisso está outro problema. Quando?

 

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores