Santarém - Pará, 29/01/2020 , 07:51:42 - Bom dia
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

Centrais sindicais chegam atrás dos movimentos sociais
11/07/2013 - RNA

Centrais sindicais chegam atrás dos movimentos sociais

Já foi o tempo em que quem comandava as paralizações e manifestações reivindicativas no Brasil eram as Centrais Sindicais, a CUT, a Força Sindical e outras centrais. Agora os protagonistas principais das marchas por direitos e democracia são os jovens. Na Amazônia, como em todo o país foram às associações de moradores, os centros acadêmicos e os movimentos sociais em defesa da vida, dos direitos indígenas e quilombolas, que ocuparam as ruas, surpreenderam os políticos e assustaram até a presidente da República.

Agora, finalmente as centrais resolveram dar suas presenças nas ruas. Não fica bem claro o que reivindicam, até dando a impressão de correrem atrás do protagonismo que já tiveram no passado. Como aos poucos foram sendo atreladas ao governo federal, perderam a força que tinham. Os movimentos sociais marchando nas ruas nas últimas semanas, não têm chefe, nem líder, nem guru. É a indignação geral contra a corrupção nos políticos, a má administração dos recursos públicos e a desigualdade social.

A presidente Dilma tem sentido na pele e no rosto, a insatisfação popular com as vaias que tem recebido. Ela fica acabrunhada por que estava iludida com os altos índices de popularidade revelados pelas pesquisas. De repente chegam as vaias até de prefeitos insatisfeitos. Então seus aliados da CUT saem às ruas para aplaudirem a chefa. E a outra Central sindical vai às ruas para criticar.

Mas se pode perguntar às Centrais Sindicais marchando hoje nas ruas de Manaus, Boa Vista, Belém e Brasil à fora - é pra valer a marcha, ou é só pra fazer de conta que querem a mudança? Vão exigir justiça social para todos, vão querer uma nova COSNTITUIÇÃO, ou vão aceitar a farsa dos deputados e senadores? E vão se calar diante das violações da própria presidente com tantas medidas provisória s para garantir as obras do PAC?

 

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores