Santarém - Pará, 22/01/2020 , 07:39:21 - Bom dia
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

Até parecia campanha eleitoral
8/07/2013

Até parecia campanha eleitoral

O presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém-STTR e os líderes da RESEX Tapajós-Arapiúns foram ENGANADOS. Confiaram que o encontro com órgãos federais e lideranças sindicais seria suficiente para o MILAGRE. No caso pontual do PLANO de MANEJO na Reserva Extrativista, a negociação em Altamira correu MARAVILHA.

O presidente do ICMBIO assinou compromisso de liberar a extração de madeira pelos moradores de acordo com o PLANO DE MANEJO. A PERMISSÃO seria ENTREGUE nesta semana lá DENTRO da RESEX. Acontece que no grande ENCONTRO sindical com AUTORIDADES em Altamira, dá sinais de fogos de artifício-faz barulho, ilumina o céu, mas alegria de pobre dura pouco.

Agora o presidente do ICMBIO age COMO PREFEITO ao se dar conta que fazer promessa é UMA COISA, mas realizar o prometido é OUTRA HISTÓRIA. Duas lições devem ser tiradas deste conto de poço do ICMBIO. Primeiro o STTR aprende que não basta grandes encontros com autoridades para o milagre acontecer. Agora nem o Ministério Público que NÃO RESOLVERÁ NADA. O órgão PROMESSEIRO irá repetir o que já confessou- não é com uma CANETADA de campanha que se resolve licenciar PLANOS DE MANEJO.

E a outra lição é- quem faz a reserva extrativista são os moradores da área e não presidente do STTR, nem mesmo o governo federal. Na hora que os moradores da RESEX se unirem e se organizarem, eles mesmos farão as LEIS de uso da RESEX. Não é o governo que é o dono da RESEX, apenas o ICMBIO ficou encarregado de orientar a organização dos moradores e facilitar os benefícios que a LEI da Reserva Extrativista. A DESILUSÃO de amanhã no encontro em Vila FRANCA só acontece porque as lideranças são frágeis e as dezenas de organizações internas não descobriram a força de seu poder. Como diz a cantiga- "Se o boi soubesse a força que tem, não puxava carroça."

 

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores