Santarém - Pará, 29/01/2020 , 08:42:19 - Bom dia
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

UFPA promove seminário sobre engenharia e desenvolvimento social na AMAZÔNIA
28/06/2013

UFPA promove seminário sobre engenharia e desenvolvimento social na AMAZÔNIA

Não deixa de ser SURPREENDENTE que, numa época em que as universidades estão ocupadas em fazer PARCERIAS com grandes empresas de exploração de riquezas da AMAZÔNIA, que Universidade Federal do Pará (UFPA) se interesse pela interdisciplinariedade, isto é, entre a ciência e tecnologia, com as questões sociais. Um seminário sobre o assunto acontece nos dias 27 e 28 deste mês em Belém.

 A surpresa aparece quando a prática comum é o desligamento entre as profissões técnicas e os impactos sociais e ambientais. Em Santarém, por exemplo, os projetos de engenharia comumente, ou não realizam os ESTUDOS de IMPACTOS AMBIENTAIS, ou arranjam pseudos EIA RIMAs e constroem sem preocupação com os impactos negativos de suas obras. Exemplos estão visíveis, como o porto da Cargill em frente da cidade, o asfaltamento defeituoso da Rodovia Santarém Rurópolis, o Projeto Minha Casa, Minha Miséria e também o crime da imobiliária Buriti na rodovia Fernando Guilhon, entre outros.

Em Belém nestes dias estão acontecendo um Seminário dos Cursos de Engenharia que debatem a relação da questão social na Amazônia e o modo como a engenharia aplica suas ciências nas obras. Hoje não se pode mais modificar um cenário natural para obras humanas, sem levar em conta os impactos sociais e ambientais, os engenheiros já formados parecem não se preocupar com tais relações, daí que OBRAS MONSTRUOSAS como Belo Monte e como pretendem fazer no rio Tapajós, não sendo mais admissíveis, porém, insistem em realizá-las.

O Seminário acontecendo na UFPA pretende mudar a forma de estudar e exercitar a engenharia, por isso concordou em convidar atores sociais para debater no Seminário essas questões da RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR, entre a profissão da engenharia e a ética dos direitos humanos e da mãe natureza.

 

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores