Santarém - Pará, 22/01/2020 , 08:30:38 - Bom dia
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

“Quem muda a cidade somos nós”
29/05/2013

Quem muda a cidade somos nós

Esse é o tema da 5ª Conferência das Cidades, que acontecerá logo mais em Santarém. Realmente o tema é bem significativo. A cidade de Santarém precisa mudar para uma boa convivência. Mudar não apenas o trânsito, o asfalto, a educação e a saúde. É preciso mudar o comportamento dos moradores da cidade e o modo do poder público administrar a cidade.

A Conferência é uma oportunidade importante para se fazer as mudanças na cidade, mas não forma como está proposta, com um dia só e apenas no centro da cidade. Para se ter um debate sérios e proveitoso, a Conferência teria que tomar alguns dias, serem feitos encontros ao menos nos grandes centros da periferia em dia de sábado, ou domingo, assim na Grande Área da Nova República, no bairro São José operário, no Grande Santarenzinho, no bairro Liberdade e até nos bairros   Mararu e São Brás.

Aí sim, seriam eleitos 10 ou 15 delegados de cada área, numa “Conferência Conclusiva” num local acessível no centro da cidade. Não se pode querer discutir a mudança da cidade com apenas uma reunião de um dia, no meio da semana. Será essa opção falta de experiência dos organizadores? Incompetência? Ou é intencional para cumprir a Lei e habilitar a prefeitura a receber verbas do governo federal?

Como é que sequer mudar a cidade de 300 mil habitantes com apenas um encontro de um dia e em local inadequado, que cabe apenas algumas dezenas de participantes? Só isso já indica que a primeira a ser feita é o modo de o poder público administrar a cidade. Como errar é humano, mas permanecer no erro é ignorância, ou prepotência, o encontro de hoje da Conferência da Cidade deveria ser multiplicado pelos bairros antes de tirar conclusões. É possível isso? 

 

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores