Santarém - Pará, 29/01/2020 , 09:26:16 - Bom dia
 
Publicidade


Publicidade

O livro pode ser adquirido por sedex e solicitado a pe. Edilberto
Sena, edilrural@gmail.com ou pelo telefone 0055 93 35231066.

Pagamento via banco Bradesco agencia 0524 C/C 0033059 -0

Regularização fundiária e regularização ambiental facilitaram a vida do pequeno proprietário?
22/05/2013

Regularização fundiária e regularização ambiental facilitaram a vida do pequeno proprietário?

Antes era o IBDF, depois vieram o IBAMA, a SEMA para cuidar da regularização fundiária e ambiental na Amazônia, mas nada de reforma agrária de verdade. Hoje chegou mais exigências ao lavrador – Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licença Ambiental Rural(LAR). Com tais instrumentos o Estado pensa controlar a terra em uso pelo pequeno produtor.

Sem o CAR, não se obtém o LAR. Isto é, o pequeno lavrador fica mais vigiado pelo Estado, não pode derrubar mais árvores para fazer uma roça, sem a licença ambiental. Para ter um CAR e um LAR o pequeno produtor precisa ter a visita de um técnico da Emater, ou prefeitura, ou do Sindicato da categoria.

Até aí pode ser compreensível, mas isto não é reforma agrária.

Em vez de o Estado se ocupar em facilitar a vida do pequeno, lhe cria mais exigências. Se junto com o cadastramento rural, o Estado chegasse com acompanhamento técnico para melhorar a produção, facilitar o escoamento, garantir preço ao produtor para sua produção, aí sim, se diria que o CAR e o LAR compensariam, pelos acompanhamentos.

Curiosamente o Sindicato da categoria aceita alegremente essas exigências do Estado, sem exigir as outras melhorias. Uma carga a mais na vida do pequeno produtor, enquanto que os funcionamentos do PRONAF, PROCASA, FNO são anunciados, mas tão difíceis de serem alcançados.

Rádio Rural - Todos os Direitos Reservados.

Publica Site: construção e publicação de sites em Santaém e Região Oeste do Pará


 

Para bem visualizar este site, atualize os navegadores